[Filme aos domingos] Batman Begins

11:22 Andrizy Bento 0 Comments


Um dos meus super-heróis favoritos oriundos das HQs nas mãos de um diretor cuja cinematografia já havia mostrado, com louvor, o seu talento para lidar com personagens sombrios e atormentados - caso de Amnésia e Insônia. No elenco, um verdadeiro desfile de meus atores prediletos, esbanjando carisma e presença de cena - Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine, Liam Neeson, Cillian Murphy e Christian Bale. Não tinha como dar errado. Pelo menos pra mim.
Soma-se a tudo isso, o fato de se beneficiar de uma ótima história que é muito bem retratada nas telas, diga-se de passagem. O roteiro de David S. Goyer é megalômano como ele mesmo e seus outros roteiros, mas encontra, felizmente, um equilíbrio muito bem-vindo na condução de Christopher Nolan, um diretor didático por natureza, que faz questão que tudo seja bem explicado e que a narrativa fique o mais próxima possível do realismo. O "fantasioso" de Goyer mais o "realismo" de Nolan, garantem uma excelente trama, na qual drama, ação e humor são bem dosados. 

Christian Bale é preciso em sua caracterização, interpretação e desenvolvimento de Batman, tornando o personagem mais charmoso do que nunca. Se ele peca em algo, é no tom de voz adotado quando está encapuzado. Mas esta é a única ressalva, no mais, ele está excelente como o melancólico Cavaleiro das Trevas. Bem como todos os outros personagens. Um dos maiores trunfos do longa é seu elenco afinado que acerta na composição de seus personagens. Até mesmo Katie Holmes está competente. 

Unpopular opinion, mas acho Batman Begins o melhor filme da trilogia de Nolan. Um excelente pontapé inicial de um reboot que se fazia mais do que necessário. Depois de todos aqueles filmes asquerosos de Batman dirigidos por Tim Burton e Joel Schumacher, este filme tinha a obrigação de ser mais do que digno. E cumpre esse desafio com honra. Creio que este seja o meu favorito por ser mais sóbrio e menos megalômano que os dois posteriores. Claro que a trilogia toda é muito boa. Mas este filme em particular, é o que integra minha lista de favoritos. Daqueles filmes que eu nunca fico mais de dois meses sem assistir.

0 comentários: