[A vida, o universo e tudo mais] Mané feed organizado

05:48 Andrizy Bento 0 Comments


Eu devo ser muito ranzinza. Mas sou do tempo que instagram era um aplicativo de fotos para compartilhar os bons momentos da vida; suas selfies, fotos de viagens, festas, bebidas, comidas (comida dominou o instagram por muito tempo), das suas unhas, seu look do dia, seus fins de semana com os amigos na praia, suas coleções de livros e discos de vinil. Hoje ele precisa seguir uma “linha editorial” e apresentar “harmonia cromática” para ser considerado atraente e angariar seguidores.

Isso deve ser ótimo para fotógrafos e designers que podem até mesmo usar a rede social para divulgar seu portfólio. Mas instagram não é pinterest.

Confesso que, em um passado remoto, eu tive certa resistência ao instagram. Primeiro porque só rolava foto de comida. Segundo porque eu não conseguia entender a finalidade dessa rede social destinada apenas à publicação de fotos! Para isso já existiam os álbuns do facebook. Entretanto, aos poucos, eu fui abandonando a rede social de Zuckerberg e deixando de ser ativa como nos idos de 2012 a 2014. Assim, me rendi ao instagram. Ele me venceu. Fui aprendendo a gostar do ig até mesmo pela falta de dramas e textões que dominavam o facebook. Aquele era um lugar leve, feliz, solar, no qual eu ostentava minhas coleções de livros, HQs, vinis e minhas fotos de paisagens.

E estava tudo lindo, fofo, colorido com zilhões de filtros quando eis que surge a onda do feed organizado. Aquela era de postar uma foto legal de uma viagem com os amigos acabou de maneira repentina e deixou um gosto acre na boca. A partir de então, iniciou-se a era de pensar no design primeiramente, fazendo da harmonia e da estética prioridades de sua conta. Tornou-se imperativo que o feed do instagram soasse aprazível aos olhos. Agora, as fotos precisam combinar.

Exemplo de feed chato organizado.
Tá, é bonitinho, mas soa tão forçado
Nada de selfies seguidas uma da outra. Nada de fotos com a mesma cor próximas uma da outra. Nada de filtros muito distintos. Comida ao lado de comida não pode! Postar várias fotos de uma mesma viagem, passeio ou festa em sequência, nem pensar! Seu instagram precisa estar em ordem, ser coerente e uniforme, mas não repetitivo.

Mané feed organizado! Você é livre para ter um feed bagunçado. Mal organizamos o quarto, a casa e a vida, por que mesmo organizar o feed? 

Mais uma prova incontestável de que o mundo se tornou um lugar muito, mas muito chato. As pessoas continuam com a incansável mania de complicar o simples e transformar em dor de cabeça tudo aquilo que outrora foi divertido.

Feed Cubo Mágico
é a moda da estação
Talvez eu seja implicante demais para a minha idade (além de nostálgica e relativamente misoneísta) e deva me acostumar com a tendência. Afinal, no futuro não veremos mais o passado em preto e branco, em grossos, pesados e empoeirados álbuns de fotografias. Vocês se lembram das famigeradas e quase obsoletas fotos físicas? De quando as fotografias ainda precisavam ser reveladas? Dos antigos filmes fotográficos da Kodak que você tinha de comprar, inserir em sua câmera fotográfica e sequer podia tirar foto de tudo e todos que aparecessem na sua frente - afinal os filmes eram de 12, 24 e 36 poses, portanto tinha de selecionar muito bem o que iria registrar por conta do limite de fotos? E no ato da revelação, não raramente, você se frustrava porque sempre uma foto ou outra queimava, tendo de se contentar com umas quinze ou vinte que saíam boas? Sem contar que você não via a foto na hora, tinha de revelar semanas depois... 

O que essa geração ansiosa e imediatista de hoje pensaria a respeito disso? Eram tempos difíceis, eu sei, mas ninguém pensava em um álbum de fotografias organizado e harmonioso, cujas páginas não repetissem temas ou variassem muito as cores, com fotos dispostas coerentemente, todas em tons pastéis ou violáceos.

Filmes fotográficos eram de, no máximo, 36 poses... Não tinha como tirar 100 selfies
para depois poder escolher a única que se salvava no meio delas

Em pensar que eu reclamava das fotos de comida... Esse era o menor dos males.

Acostume-se, Andrizy! No futuro, revisitaremos o passado em feeds organizados por cores; temáticos e simétricos; com filtros hefe, nashville, valencia e mayfair e uma overdose de emojis e hashtags #tfls.

*Salut*


0 comentários: