[Fashionismo nerd] Twin Peaks

06:13 Andrizy Bento 0 Comments

 

Twin Peaks é um fenômeno da década de 1990 que está de volta à telinha (que há muito deixou de ser telinha, convenhamos... Provavelmente, você deve ter uma de 75 polegadas na sua casa). A série criada por David Lynch e Mark Frost, lançando o mistério do assassinato de Laura Palmer, redefinindo os conceitos da teledramaturgia americana e inspirando diversas produções posteriores (de Arquivo X a Stranger Things, passando por True Detective), estreou em 8 de abril de 1990 na ABC, contando com duas temporadas. Nela,  o agente especial do FBI, Dale Cooper, e o xerife local, Harry Truman, se aventuravam nas mais inacreditáveis situações a fim de solucionar o mistério do assassinato da rainha do baile. Isso dentre cafés e donuts, tendo como cenário a fictícia cidade de Twin Peaks, localizada em Washington. Uma mistura inusitada de terror, drama, suspense e comédia que fez a alegria dos telemaníacos do início dos anos 90.

E, como em toda produção que carrega o selo David Lynch, o figurino também é muito importante. Especialmente no que diz respeito à grade de cores.


Como a série é do início dos anos 90, o estilo consagrado na década anterior ainda vigorava, então tínhamos sobreposições estranhas de peças, cabelos esvoaçantes com ondas cobertas de spray fixador, franjas falsas, ombreiras, maquiagem pesada (com destaque para o batom vermelho), estampas xadrez e listras, calças e saias de cintura alta (que voltou a ser moda já há algum tempo), terninhos, suéteres, camisetes, cardigans e cashmeres. As garotas mesclavam o estilo femme fatale com o schoolgirl de maneira audaciosa.











O figurino da série foi calculadamente pensado, como em toda obra de David Lynch. Aqui, eu destaco a oposição das personagens Donna Hayward e Audrey Horne. A primeira fazia o estilo "garota certinha", ajuizada e romântica que se rebela lá pelas tantas. Já a segunda, era mais sexy e espevitada.

Donna Hayward

Audrey Horne

Repare também na mudança do agente Dale Cooper quando é suspenso do FBI e passa a atuar na polícia local de Twin Peaks. Ele deixa de lado o terno e gravata costumeiros e adere ao estilo local, condizente com o clima interiorano da cidadezinha, adotando a estampa xadrez.


Para os fãs da saudosa produção que ficaram transtornados com a finale repleta de lacunas jamais preenchidas e mistérios não solucionados, a boa notícia é que Twin Peaks retornou este ano como uma série limitada, pelo canal Showtime, em 18 episódios, mantendo sua faceta revolucionária e surrealista e procurando (ou não) responder os questionamentos dos fãs da produção original ;)



*Salut*

0 comentários: