[A vida, o universo e tudo mais] A dieta da lipoaspiração

14:07 Andrizy Bento 0 Comments



Não há nada que eu possa dizer a respeito do caso da blogueira que fez a dieta da lipo que já não tenha sido dito por milhares de pessoas internet afora.

Para quem andou perdido em Marte pelas últimas semanas, a blogueira a quem me refiro, garantiu a seus inúmeros seguidores que fez uma dieta rigorosa, baseada apenas em comidinhas da terra, e depois foi desmascarada em uma live do facebook, onde, acidentalmente revelou que fez lipoaspiração

Apenas posso ecoar os brados de quem afirma que o corpo é dela e ela tem dinheiro, portanto, está no seu direito de recorrer a cirurgias estéticas. Mas que ela foi irresponsável ao enganar seus milhares de seguidores - ela é uma das maiores e mais populares digital influencers do Brasil (sério que isso agora é profissão?) -  dizendo que finalmente alcançou o peso ideal e chegou ao corpo perfeito apenas com reeducação alimentar e exercícios, preocupando-se em incluir em seu cardápio apenas comidinhas da terra.


E como dizem os meninos do Diva Depressão:

Marimar ingerindo comidinhas da terra

Mas a mentirinha dela é motivo para tanto estardalhaço?

Sim, por vários fatores. Primeiro porque ela é uma das celebridades da internet com uma das marcas mais impressionantes de seguidores. Então, obviamente, qualquer coisa problemática que ela disser, qualquer deslize, qualquer mentirinha, vai gerar uma repercussão enorme. É o preço que se paga por ser uma pessoa pública, que está constantemente em evidência e que faz de sua vida, um verdadeiro reality show, publicando nas stories do instagram vídeos até de momentos íntimos - comendo, escovando os dentes, acordando pela manhã... Ela escolheu tornar sua intimidade pública e angariou milhões de seguidores dessa maneira. Há prós - ser amada, idolatrada, presenteada, ter seu estilo copiado, e ganhar muito dinheiro - e há contras - as pessoas analisam cada passo, criticam, vociferam. Mas ela abriu esse espaço para opinião e não é sempre que as pessoas vão concordar com suas atitudes, não é mesmo?

E não é só isso. Ela tem fãs, pessoas que a seguem fervorosa e religiosamente, meninas ainda adolescentes, em fase de formação de identidade, buscando se encontrar, em constante conflito com o que acham que querem e o que realmente querem e, também, com o agravante de sofrerem pressões e cobranças diárias da sociedade que as rodeia. Ou seja, estão em uma fase sugestionável, em que é necessário ter cuidado com quem eles tomam como exemplos e influências, pois estes irão lhes auxiliar a construir suas personalidade. 

Meninas que veem suas fotos no instagram, exibindo o corpo perfeito, que ela alega ter sido esculpido por meio de reeducação alimentar, vão tomá-la como exemplo e, na busca pelo físico escultural da ídola, irão irremediavelmente se frustrar ao bater com a cara na parede e descobrir que ela ocultou uma cirurgia estética.

Ao revelar, sem querer, durante o intervalo de um programa de rádio que estava sendo transmitido por meio uma live no facebook, o estrago já estava feito. Várias de suas seguidoras já estavam seguindo a dieta das comidinhas da terra. E é aí que reside o perigo. Conseguir emagrecer nem sempre é fácil. Depende do organismo de cada um e de inúmeros outros fatores que torna complicada até mesmo a tarefa de elencá-los nesse post. Mas imaginem o esforço de tantas fãs da blogueira e youtuber para conseguir emagrecer e se decepcionarem dessa forma diante da mentira tornada pública?

A questão é que eu sei o que é sofrer por causa de peso. Estaria mentindo se dissesse que, sim, eu superei, que é fácil falar sobre esse assunto agora. Não é. Permanece sendo um tópico bastante delicado para mim. Afinal, estive acima do peso durante boa parte da infância e pré-adolescência, sendo alvo de piadinhas escrotas e desenvolvendo problemas com relação à minha autoimagem. Durante muitos anos, eu mesma me rejeitei. Mesmo quando emagreci na adolescência, ainda me sentia acima do peso. Comecei a fazer academia e aboli refrigerantes e frituras em excesso do meu cardápio, mas ainda não me aceitava quando me via diante do espelho.

Durante a infância, tinha de ver os principais humorísticos da televisão aberta e as comédias escatológicas exibidas em sessões de filmes na telinha, satirizando as pessoas gordas. As gordinhas eram as impopulares, as mais feias da escola, as rejeitadas, alvos de zombaria, das risadas do público. Aos 14 anos, ainda acima do peso, lendo uma matéria em uma revista dedicada ao público feminino adolescente, me deparei com o depoimento de uma ex-gordinha que dizia "não adianta, gorda não arranja namorado". E eu, sempre muito sensível e insegura, apesar da casca grossa que, admito, é pura aparência, me angustiava dia após dia, achando que eu jamais conseguiria me relacionar com alguém, me sentir à vontade na praia ou vestir uma roupa mais justa devido ao meu peso.

Voltei a engordar no auge dos meus 24 anos e durante os seis anos seguintes travei uma luta contra o efeito sanfona que perdura até hoje e não dá mostras de que irá terminar tão cedo.

Pior, as pessoas ao meu redor, ao invés de me incentivarem a parar com as neuroses, apenas me faziam sentir pior. 

Só a ideia de trocar de roupa na frente das pessoas, mesmo de minha mãe e irmãs, era uma tortura, um pesadelo. Certa vez, decidida a mandar minha neura às favas, resolvi trocar de roupa na frente de uma pessoa de minha família, alguém bem próxima. Ao invés de me ajudar, de, pelo menos, disfarçar que estava reparando em minha flacidez, ela fitou minha circunferência com uma expressão de pena e disse: "nossa... será que se você comprar uma esteira, não resolve?"... 

Pior, quando eu disse a ela que sofria de hipertireoidismo, ela me perguntou: "tem certeza que não é hipo? Você só engorda"... 

Sim, porque eu tenho TODOS os principais sintomas de hipertireoidismo, só não emagreço. Não poderia estar mais distante de hipotireoidismo, mas ela só se concentrou na questão do peso ao fazer esse comentário infeliz.

Enfim, falar demais a respeito disso me deixa bastante deprimida, pois ainda hoje brigo com o espelho. Troco de roupa trezentas vezes até não me sentir tão mal com meu reflexo. Evito qualquer coisa que marque a cintura. Sou complicada quando a questão é intimidade, me autodeprecio e sou sempre repreendida por aqueles com quem me envolvo. Mas o problema é que, na minha cabeça, depois de anos me sentindo inferior, a minha autoimagem já foi extremamente distorcida... E eu não consigo me sentir bem e confortável com meu peso. 

Portanto, sinto empatia por todas as jovens fãs da blogueira que se sentiram enganadas e traídas. Ainda mais quando a supramencionada afirmou tantas vezes em vídeos que essa foi a dieta mais fácil que ela já fez. 

Ser uma personalidade da internet que trabalha com a imagem, acostumada a falar com um público grande e colocar suas ideias de maneira tão decidida e confiante, seja em seu blog ou em seu canal, requer responsabilidade. 

E foi exatamente isso o que faltou a ela.


0 comentários: